Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe esta Página


Desequilibrio Ecológico
Desequilibrio Ecológico

 

 Poluição do Solo

 

O solo é a formação natural que se desenvolve na porção superficial da crosta terrestre. É no solo que o homem constrói sua moradia e extrai a maior parte das substâncias que necessita para sua sobrevivência.

Os resíduos sólidos são os maiores causadores da poluição do solo. Muitos destes resíduos, como o lixo doméstico ou industrial por não serem degradados ou por demorarem muito para serem degradados na natureza, podem permanecer por muitos anos poluindo o meio ambiente. Existem ainda os esgotos e as águas da chuva que podem retornam ao solo com poluentes atmosféricas, contaminando assim o solo. 

 

Desequilíbrio Ecológico

 

Poluição do Ar

Para sobreviver, o homem precisa diariamente de cerca de 15 quilos de ar. Ao respirar um ar poluído, o homem envia para seu organismo, componentes tóxicos que podem causar doenças respiratórias como asma, bronquite, infecções nos pulmões, enfisema pulmonar e doenças do coração.

A presença de certos gases em excesso na atmosfera também provoca uma poluição que põem em risco a vida de todo o planeta.

No ar, podem ser encontrados os seguintes componentes:

•Material com minúsculas partículas
É a forma de poluição mais perceptível, pois interfere diretamente na visibilidade. Pode ser encontrado na forma de aerosol (spray), partículas sólidas ou partículas líquidas em um gás.

•Gases poluentes
Os gases poluentes presentes na atmosfera são resultantes de diversas atividades, como por exemplo os processos industriais, a queima de combustíveis em veículos e indústrias, refino de petróleo, queimadas (desmatamento) etc.

Dentre os gases mais poluentes gerados nessas atividades encontram-se:

•Gases de Enxofre: podem ser compostos pelos gases SO2, SO3, H2S.
•Monóxido de Carbono: é o poluente que ocorre em maior quantidade na atmosfera. A emissão mundial está estimada em 200 milhões de toneladas/ano.
•Ozônio: é um subproduto de reações entre os óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, na presença de luz solar.
•Composto de Nitrogênio: Os principais compostos de nitrogênio são NO, NO2, NH3, HNO3.
•Compostos Orgânicos: a emissão dos compostos orgânicos voláteis é derivada do uso de solventes em colas, tintas, produtos de proteção de superfícies, aerosóis, limpeza de metais e lavanderias. São exemplos de compostos orgânicos os Hidrocarbonetos, os Aldeídos e o Peroxi-acetilnitrato (PAN).

Danos causados pela poluição do ar:

•Cidades poluídas afastam os turistas e seus próprios moradores. Com isso, as cidades param de produzir e sofrem prejuízos financeiros.
•Um ar carregado de elementos poluentes causa danos à vegetação e ao solo que perde sua fertilidade.
•Um ar poluído pode destruir esculturas ou outros materiais através de processos de corrosão ou erosão.
•Doenças respiratórias, alterações em órgãos vitais e outras doenças mais graves podem ser causadas pela poluição atmosférica.

 

 

 rio

               

 

 

 

 

                                                                                                                                                       

POLUIÇÃO DA ÁGUA

 A água é uma das substâncias mais importantes para todas as formas de vida na Terra. Está presente  em todos os organismos vivos, fazendo parte de uma infinidade de substâncias. Há inúmeros seres vivos de diversos tipos e tamanhos que também vivem na água.

É considerada um solvente natural, portanto a água é sempre encontrada associada a outras substâncias. A escassez de água no planeta é uma preocupação mundial e já existem previsões de que a água doce será o recurso natural mais disputado neste século.

Veja alguns exemplos de substâncias e microorganismos encontrados associadas a água.

Matéria Orgânica: pelo menos 50% dos constituintes do esgoto (efluente doméstico ou industrial), são substâncias orgânicas. Basicamente, estas substâncias possuem em sua estrutura átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e ferro, os quais atribuem características especiais ao efluente, como odor desagradável proveniente do gás sulfídrico.

Matéria Inorgânica: encontramos também uma grande quantidade de matéria inorgânica na água, dentre as quais os metais que são considerados prejudiciais ao ser humano (mercúrio, zinco etc.), pois atingem o sistema nervoso central, os ossos e os rins. Estão presentes nos esgotos industriais, fabricação de couro, indústria têxtil, tintas e corantes.

Microorganismos: os microorganismos, como bactérias, fungos, protozoários, vírus e algas estão sempre presentes em águas poluídas e fazem parte do sistema natural de depuração da matéria orgânica. As análises bacteriológicas que determinam e quantificam a presença de microorganismos nos esgotos são os coliformes.

 

Algumas fotos aqui inseridas foram achadas na Internet. Se o seu copyright tiver

     sido infringido, por favor nos avise por e-mail para que retiremos a foto.